Temos 18 visitantes em linha
Total de Visitas139429
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/418676akb_1.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/5898992.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/35962402_akb.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/8436404.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/8185965.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/2399616.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/1195677.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/9690238.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/3222699.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/70715510.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/9408271.jpglink
http://akbeja.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/78851301_akb.jpglink

KOBUDO

 

O termo Kobudo, que traduzido literalmente significa "arte marcial antiga", tem um significado muito mais amplo na cultura Japonesa. Formado por três ideogramas (KO = Antigo, BU = Marcial, DO = Caminho), a conotação de Kobudo evoca memórias antigas, sendo o autêntico legado dos samurais, sua tradição guerreira chegando intocada aos dias de hoje.

História

Por volta de 1580, foram impostas leis que proibiram o uso e a posse de armas, até de espadas velhas e ferrugentas, para tentar restaurar a paz e trazer alguma prosperidade a Okinawa. Ajudava a prevenir perdas de vida desnecessárias entre o povo e prevenia o aparecimento de guerras civis. Mas isto, deixava os camponeses de Okinawa sem defesas contra os Samurais, que eram os únicos que podiam usar armas. Apesar das técnicas de mão vazia desenvolvidas nos campos de batalha serem eficazes, elas não o eram contra ataques em massa. Em 1609, um Clã de Samurais atacou Okinawa e as únicas "armas" que os camponeses tinham para se defender eram os seus instrumentos agrícolas. As únicas artes marciais de Okinawa, Karate e Kobudo nasceram deste "background".

As armas usadas em Kobudo que evoluiram de ferramentas agricolas e intrumentos quotidianos, são:



Bo
O bo ou "pau" é provavelmente uma das primeiras armas que o Homem usou para se defender ou caçar. Era facilmente encontrado e não era muito dificil de manejar. Em Okinawa, o bo provavelmente teve origem num "pau" chamado tenbin, que era posto ao longo dos ombros e servia para transportar peixe ou baldes de água.



Tonfa
A tonfa era a manivela do poço da aldeia ou da mó do moinho usado para fazer farinha e que podia facilmente ser removida. As tonfas são usadas aos pares.



Sai
Assim como as outras armas, o sai era um simples instrumento agricula (o forcado), que os camponeses usaram a seu favor quando foram proibidos de usar armas. Normalmente os sais são usados aos pares. Um terceiro sai era escondido no cinto (Obi) e era usado para substituir um sai que fosse atirado ao inimigo.



Nunchaku
O nunchaku ou sosetsukon era usado para bater o arroz e para separar os grãos de trigo da espiga. Há um várias variações de um nunchaku normal.

 



Kama
A Kama era a foice usada para a colheita do arroz, para cortar as erva daninhas e para ceifar o trigo. Era uma potencial arma mortifera, bastante simples mas muito afiada.

 

 

Sansetsukon
Apesar de estas serem as armas mais vistas, existem outra:
O nunti-bo (um bo com um nunti-sai na ponta), tinbe/rochin (lança/escudo), kuwa (enxada), suruchin (?), abumi (?), yari (lança), tekko (?), tettchu (arma de mão pequena), eku (remo), sansetsukon (nunchaku de três secções)...

 

 

 

O Kobudo moderno foi fundado por Shinko Matayoshi (1888-1947) nascido na região de Naha numa familia rica. O seu treino de kobujutsu começou em adolescente e incluia kobujutsu, kamajutsu, ekujutsu, tonfajutsu e nunchakujutsu. Shinko Matayoshi, com Gichin Funakoshi, foi o primeiro a demonstrar publicamente o Okinawa Kobudo no Japão em 1915. Shimpo Matayoshi (1922-1997), Hanshi 10º Dan, filho de Shinko, começou o seu treino de artes marciais com 8 anos de idade. Em

1970, formou o All Okinawa Kobudo Federation (Zen Okinawa Kobudo Renmei) e até à sua morte em 1977 era o conselheiro técnico para todos os estilos de Okinawa Kobudo.

 

 
Skank Signature